????????????????????????????????????

 

Projetos para atender os donos de pequenos negócios no campo e nas cidades foram apresentados aos novos gestores

Os novos prefeitos da região do Vale do Jamari estiveram reunidos com o diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia para, juntos, traçar estratégias para o desenvolvimento dos municípios da região do Vale do Jamari. A reunião foi realizada na manhã da última sexta-feira (20) em Ariquemes.

Valdemar Camata Júnior destacou que os municípios são os responsáveis pela geração de riquezas do país. “Nos municípios estão os agricultores, os donos de pequenos negócios, os empresários e os colaboradores das empresas. Nos municípios a riqueza do país é gerada, então, são os senhores prefeitos que têm a responsabilidade de fazer com que os municípios sejam prósperos. Precisamos unir forças para fortalecer ainda mais as ações que são desenvolvidas nos municípios”, ressaltou o superintendente.

Os prefeitos e demais gestores públicos puderam conhecer os projetos que são desenvolvidos pelo Sebrae na região, entre os eles o projeto Agroindústrias e Piscicultura, que visa promover o desenvolvimento no campo, aplicando técnicas de gestão para melhorar o desempenho das famílias que desenvolvem suas atividades econômicas na área rural.

Também foi apresentado aos gestores o projeto Desenvolvimento Territorial e Econômico (DET), que entre as várias atribuições busca promover a aplicação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios, instrumento oficial para garantir aos donos de pequenos negócios participar de compras governamentais e gerar ainda mais renda e empregos nos municípios.

Para o prefeito de Monte Negro, Evandro Marques, estreitar o relacionamento com o Sebrae é importante, pois vai ajudar a município a fomentar a economia através dos pequenos negócios. “Em Monte Negro já temos a Sala do Empreendedor disponível para que os donos de pequenos negócios possam ter um apoio especial. Queremos desenvolver ações em parceria com o Sebrae, para que os empresários sejam capacitados e a nossa comunidade beneficiada consequentemente”, explica.

Já o prefeito de Machadinho do Oeste, Leomar Patrício, reafirmou o compromisso de desenvolver ações para beneficiar as micro e pequenas empresas. “Em Machadinho temos projetos para desenvolver a agricultura familiar e os pequenos empreendimentos que estão sediados na nossa cidade. Sabemos da importância das ações do Sebrae neste contexto”, esclareceu.

O diretor-superintendente do Sebrae ressaltou ainda que está à disposição dos gestores para desenvolver ações personalizadas para cada município, de acordo com as peculiaridades de cada localidade. “Quem dita o ritmo do trabalho são vocês prefeitos que estão nos municípios e conhecem bem a realidade da sua população. O Sebrae quer ajuda-los a desenvolver ações efetivas para o desenvolvimento da economia, através dos pequenos negócios”, resumiu.

Para a analista técnica do escritório do Sebrae em Ariquemes, Maria Cristina Marques, a reunião foi muito positiva. “Essa aproximação do Sebrae com os municípios é imprescindível. Estamos à disposição para realizarmos um trabalho efetivo para a economia dessas localidades”, lembra.

Você pode conhecer mais projetos do Sebrae em Rondônia acessando www.sebrae.ro ou direto pela central de relacionamento com o cliente 0800 570 0800.

Comentários

comentários