A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, lançada, nesta segunda-feira (18), no Palácio Rio Madeira, coloca Rondônia na vanguarda das ações para facilitar a fiscalização.

Governador Confúcio Moura no lançamento da CNH digital juntamente com o vice-governador Daniel Pereira e o diretor geral do Detran, José de Albuquerque

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, lançada, nesta segunda-feira (18), no Palácio Rio Madeira, coloca Rondônia na vanguarda das ações para facilitar a fiscalização.  “E também vai ajudar reduzir os acidentes trânsito, que podem matar, neste ano, cerca de 40 mil pessoas”, afirmou o governador Confúcio Moura.

Os acidentes, por sua vez, provocam danos à economia por conta dos gastos com as vítimas, além de congestionar hospitais. “Tudo deve ser feito para economizar vidas”, recomendou Confúcio Moura durante a cerimônia.

Confúcio recebeu do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia, José de Albuquerque, a primeira CNH Digital, disponibilizada no telefone celular do governador. O segundo a receber o documento virtual  foi o vice-governador Daniel Pereira. Eles esclareceram o serviço é gratuito e está disponível a todos os motoristas.

O novo formato da CNH foi lançado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Rondônia logo aderiu ao serviço. É o quarto estado a oferecer o documento digitalizado.

Inicialmente, o formato digital constará nas CNHs emitidas a partir de agora. No documento impresso há um código com QR que deve ser utilizado nos postos do Detran espalhados pelo estado. O usuário deve informar o endereço virtual e o número do telefone. Na fase seguinte, poderá baixar a CNH Digital que será visualizada no telefone.

No caso dos motoristas que têm CNH sem o código QR é necessário requisitar a segunda via do documento para cadastrar ou esperar para aderir à inovação quando precisar renovar a carteira.

Também é possível obter o documento acessando o site do Detran (www.detran.ro.gov.br) e clicar no link CNH Digital e seguir os passos seguintes indicados até a conclusão.

O governador Confúcio Moura fez elogios à equipe do Detran, chefiada pelo diretor geral José de Albuquerque e pediu que seja observado o quanto a autarquia mudou para beneficiar os usuários.

Os investimentos em capacitação de servidores, tecnologia e  forma de gestão levaram, segundo o governador, a benefícios como a agilidade na emissão das CNHs, que, agora, podem ser recebidas em casa pelo usuário.

VIDAS

Confúcio defendeu que todos os esforços sejam feitos para reduzir os acidentes. Ao comentar o estudo que prevê a ocorrência de 40 mil mortes no trânsito, neste ano, o governador acentuou que o número equivale à população do município de Machadinho do Oeste, localizado no Vale do Jamari.

Se, por um lado favorece a fiscalização, a CNH Digital também beneficia os motoristas ao facilitar a apresentação do documento durante as abordagens.

Confúcio lamentou que muitos motoristas contestem as blitze da Lei Seca e afirmou que os diretores do Detran recebem muitos pedidos para que o serviço seja suspenso. “A fiscalização reduz em 40% o número de atendimentos no pronto-socorro”, finalizou o governador.

O vice-governador Daniel Pereira destacou a fiscalização e a CNH Digital “servem às pessoas de bem, que respeitam as leis do trânsito e a vida”. Ele também anunciou que está em andamento a licitação para que as Carteiras de Identidade também sejam emitidas no formato digital. Um serviço a mais na área de segurança pública, segundo ele, e que vai dificultar a ocorrência de fraudes.

A implantação da CNH Digital é um passo a mais que o Detran avança na área tecnológica que é disponibilizada à população, avaliou o diretor geral da autarquia, José de Albuquerque.  Ele também falou da facilidade oferecida para a obtenção do documento.

 

 

CNH digital

CNH-e

PASSO A PASSO – DETRAN/RO

 

  1. Atualizar gratuitamente cadastro (celular e email) nos postos do DETRAN/RO.

 

  1. Baixar no celular o aplicativo, CNH DIGITAL, na app store ou play store.

 

  1. Acessar o link abaixo (CNH DIGITAL) no site do DETRAN/RO, que direcionará diretamente à pagina de cadastro do DENATRAN.

 

  1. No site de cadastro do DENATRAN, na opção USUÁRIO, clicar em cadastro onde, após conclusão do mesmo será enviado um link de ativação do cadastro no email pessoal do condutor.

 

  1. No email, clicar no link de ativação de cadastro. Será aberto novamente a tela do DENATRAN para efetuar o logon na pagina.

 

  1. Após efetuado o logon, ir na opção USUÁRIO, clicar em MEUS DADOS e inserir as informações de sua CNH e confirmar.

 

  1. Ir na opção, CNH DIGITAL e clicar em ativar CNH DIGITAL.

 

  1. Será gerado um código de 5 ou 6 letras que deverá ser inserida no aplicativo instalado do celular.

 

  1. Após será solicitado no aplicativo a criação de senha pessoal (PIN) com 4 números.

 

  1. PRONTO!!! Agora é só acessar a CNH DIGITAL em seu celular a qualquer momento. NÃO É NECESSARIO POSSUIR INTERNET PARA ABRIR SUA CNH DIGITAL. O APLICATIVO FUNCIONA OFFLINE.

Comentários

comentários