Os senadores Cristovam Buarque (PPS-DF), Paulo Paim (PT-RS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Ana Amélia (PP-RS) e Alvaro Dias (Podemos-PR) são os cinco integrantes do Senado mais bem avaliados da história do Prêmio Congresso em Foco.

Levantamento inédito publicado pela nova edição da Revista Congresso em Foco revela que 28 dos atuais 81 senadores foram premiados ao menos uma vez desde 2006. Eles passaram por pelo menos um dos três filtros utilizados ao longo dos anos: o voto de jornalistas que cobrem o Congresso, o júri especializado e o voto popular, pela internet. Em comum entre eles, nenhum respondia a inquérito ou ação penal no momento da votação, regra instituída para definir os aptos à premiação.

O novo ranking foi elaborado com base na relevância de cada categoria. Cada posição alcançada pelo parlamentar recebeu uma pontuação (veja os critérios mais abaixo).

Em suas 11 edições, o Prêmio Congresso em Foco reconheceu os parlamentares mais bem avaliados do país em um período importante da democracia brasileira, no qual as instituições enfrentam profundo e crescente descrédito popular. Combater a ideia equivocada e nociva de que “todos os políticos são iguais e ruins” virou uma marca do Congresso em Foco, seja na cobertura diária das atividades da Câmara e do Senado, seja naquela que se tornou a premiação mais importante da política brasileira.

Veja o ranking completo dos senadores mais bem avaliados

Conheça os critérios adotados para a pontuação

Júri

Melhores senadores

1º colocado – 6 pontos

Demais classificados – 3 pontos

Categorias especiais

Vencedores – 3 pontos

Demais classificados – 2 pontos

Votação popular na internet

Melhores senadores

1º colocado – 5 pontos

2º colocado – 4 pontos

3º colocado – 3 pontos

Demais classificados – 2 pontos

Categorias especiais

Vencedor – 2 pontos

Demais classificados – 1 ponto

Jornalistas

Melhores senadores

1º colocado – 4 pontos

Demais classificados – 2 pontos

Conheça a premiação

Prêmio Congresso em Foco foi criado em 2006, dois anos após a criação do site. Desde o início, o objetivo da premiação é enfrentar a onda de desqualificação da política, que, de lá para cá, só se acentuou. A premiação destaca a importância de valorizar o Poder Legislativo e a democracia. A cada edição, o Congresso em Foco publica o regulamento do prêmio e o submete à consulta popular. Só podem ser votados os parlamentares que, até o período de votação, não possuam inquéritos ou ações criminais na Justiça. Ao longo dos anos, foram feitos aperfeiçoamentos, como a inclusão de categorias especiais e da votação de um júri especializado.

Levantamento feito por Thalitta Essi sob a supervisão de Eduardo Militão.

 

Comentários

comentários