Parlamentar conheceu o programa Família Acolhedora e foi apresentado à equipe técnica do serviço desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho

Em visita ao presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), a adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Ana Maria Negreiros, apresentou ao parlamentar o programa Família Acolhedora. Também participaram do encontro os deputados Adelino Follador (DEM), Chiquinho da Emater (PSB) e Luizinho Goebel (PV).

Acompanhada da equipe técnica do programa, Ana Maria Negreiros explicou aos parlamentares que o programa Família Acolhedora de Porto Velho é um serviço público governamental, executado por técnicos específicos do Departamento de Proteção Social da Semasf.

Segundo a coordenadora, a psicóloga Vanuza Marchioli, crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar são encaminhadas às famílias acolhedoras, previamente cadastradas e capacitadas, para serem acolhidas em suas residências provisoriamente, com visitas a reintegração familiar ou família substituta.

Marchioli afirma que, por mais que a acolhida seja temporária, é importante que a criança e/ou adolescente tenha o afeto, a convivência e a individualidade. “E família pode contribuir nesse sentido”, disse.

A equipe técnica do serviço é responsável por selecionar, capacitar e acompanhar as famílias, bem como acompanhar as crianças e adolescentes em suas famílias de origem.

O presidente Laerte Gomes agradeceu a visita e a oportunidade de conhecer o programa o qual ele chamou de “extremamente importante e interessante”. Segundo o parlamentar, projetos de fundos como o Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep) podem ajudar no levantamento de recurso para contribuir com o programa Família Acolhedora.

Foto: Diego Queiroz-ALE/RO

Juliana Martins-ALE/RO

Comentários

comentários