Asfalto será polimerizado, que dura duas vezes mais que a massa asfáltica convencional

As obras de asfaltamento e urbanização de 27 quilômetros de ruas nos bairros Mariana e São Francisco, na zona Leste de Porto Velho, terão início no segundo semestre deste ano. A programação foi acertada entre o prefeito dr Hildon Chaves e equipe técnica do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC), responsável pela elaboração do projeto, durante reunião na tarde de quinta-feira (9).

A prefeitura firmou termo de cooperação técnica com o Exército para a execução da obra. O prefeito fez várias perguntas e recebeu informações do comandante da unidade militar, coronel Marcos Batista e também do chefe da seção técnica, major José Luiz, além do engenheiro civil e tenente Cavalcante.

A principal preocupação do prefeito é com relação à qualidade dos materiais utilizados, por isso, disse depositar total confiança na equipe do Exército Brasileiro. “Não vai ser asfalto casca de ovo”, afirmou. Ele acrescentou que já dispõe de R$ 25 milhões de recursos próprios para investir no projeto. “Temos mais R$ 132 milhões, frutos de emenda da bancada federal para investirmos em outros bairros”, declarou.

O subsecretário municipal de obras, Tiago Beber, explicou que a Semob fará a drenagem profunda, que é a instalação de manilhas e construção de “bocas de lobo”. “Na verdade, parte desse trabalho já está pronto”, adiantou. O Exército, conforme o secretário, fará a drenagem superficial, preparo de base, aplicação do asfalto, meio-fio, sarjetas e calçadas.

QUALIDADE

O major José Luis informou que o projeto já está bastante avançado e que três equipes trabalham diariamente, inclusive aos feriados, fazendo a parte de topografia. Até abril, segundo ele, o projeto executivo estará pronto. Indagado pelo prefeito sobre a qualidade do asfalto a ser aplicado, o militar informou que será do tipo polimerizado, que dura duas vezes mais que a massa asfáltica convencional.

O coronel Batista destacou a importância da obra para o desenvolvimento da cidade, especialmente a região Leste, uma das mais carentes. Ele enalteceu a força de vontade do prefeito e disse que o 5º BEC “quer continuar sua história de realização de grandes obras em Rondônia e em Porto Velho”.

VISITA

Depois de conversarem sobre projeto, dr Hildon e a equipe do 5º Batalhão seguiram para uma visita técnica às ruas do bairro Mariana que serão contempladas com as obras de pavimentação. O prefeito conversou com os topógrafos, fez novas perguntas sobre a execução do trabalho na prática e, como sempre acontece durante as visitas aos bairros, foi saudado por vários moradores. Muitos o parabenizaram pelo trabalho e outros apontavam novas demandas.

CASCALHO

Depois de cumprir a agenda com os militares, dr Hildon e Tiago Beber visitaram as obras de limpeza, retirada de entulhos e encascalhamento da rua União, após a Vila Mariana, no mesmo setor da capital, importante via que possibilita a ligação com os bairros Renascer, Porto Cristo e Ayrton Senna, dentre outros.

Abandonada há anos por gestões anteriores, a rua estava tomada por crateras enormes, água, mato e muita lama. “Nosso objetivo é dar condições de mobilidade aos moradores e fazer com que os ônibus voltem a circular por aqui”, explicou o secretário.

Morador do local há quase dez anos, José Lopes ficou feliz com a obra e a presença do prefeito e do secretário. “A situação aqui era tão crítica que carros ficavam atolados e tínhamos que empurrar. Eu mesmo caí com minha moto. Agora tudo vai melhorar e os ônibus vão passar por aqui novamente”, comemorou.

Texto e fotos Comdecom

Comentários

comentários