A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) destacou a importância de estudantes de Rondônia participar do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).

O Programa realizado pela Câmara dos Deputados abre, no dia 27 de março, as inscrições para a sua 14ª edição.

Trata – se de uma simulação de uma jornada parlamentar, na qual estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal.

Realizada pela Casa desde 2004, a iniciativa é uma forma de envolver adolescentes brasileiros em discussões sobre política e cidadania.

“Para participar é necessário ser aluno do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos”, informo a parlamentar.

Segundo ela, os interessados devem elaborar um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do País. “O tema é livre, mas deve ter impacto nacional”, explicou.

A proposta deve ser enviada juntamente com a ficha de inscrição e com toda a documentação necessária à Secretaria de Educação do estado do estudante, na forma prevista no Manual de Procedimentos do PJB 2017, até o dia 9 de junho.

O evento será realizado de 25 a 29 de setembro de 2017, na Câmara dos Deputados. Serão selecionados 78 projetos. O número de representantes por estado e Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.

São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem. Mais informações estão disponíveis no site do PJB ou na fan page  do facebook.

 

Assessoria e Agência Câmara

Comentários

comentários