Diretores da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA) estiveram reunidos com a equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para tratar das possíveis mudanças no Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Rondônia (ZSEE-RO) para áreas produtivas da região do Vale do Jamari.

Também participaram da reunião, representantes da empresa responsável pelas audiências públicas que estão sendo realizadas no estado para a aproximação do ZSEE-RO, além de dos pecuaristas Antônio Custódio e Geraldo Aurélio da APRO, do deputado estadual Alex Redano e do Adélio Barofaldi representando a Fundagro.

Na reunião o presidente da APA Dorival Gaspar e o secretário João Junior receberam a informação de que o ZSEE-RO das áreas produtivas da região do Vale do Jamari não será alterado, permanecendo 80% para o cultivo de lavouras e a pecuária e os demais 20% para áreas de reserva ambiental, regras que já estão previstas no Código Florestal.

Para Dorival Gaspar, esse compromisso do Governo do Estado é importante, pois a redução de áreas agricultáveis poderia comprometer a sustentabilidade do agronegócio em Rondônia. “Vamos continuar acompanhando a discussão do Zoneamento, para que possamos garantir que os produtores rurais tenham condições favoráveis para a pratica de suas atividades”, lembra o presidente da APA.

Comentários

comentários