Foram realizadas na quarta-feira (10) diversas oficinas direcionadas a acadêmicos e profissionais das áreas de Administração, Pedagogia e Sistemas de Informação durante a Semana Acadêmica da Faculdade Porto FGV.  As oficinas contaram com a presença de acadêmicos de diversas faculdades de Porto Velho.

 

Uma das oficinas, ministrada pelo professor universitário Jackson Baltazar, teve como tema “Metodologia científica: Enfoque em Trabalhos de Conclusão de Curso”. Jackson afirma que a discussão sobre o assunto é importante durante toda a permanência do acadêmico na faculdade, e não apenas quando estuda a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. “Um dos grandes problemas que enfrentamos em relação à metodologia científica é justamente que o aluno tem a matéria no começo do curso e vai trabalhar com ela somente no final do curso quando vai elaborar o TCC”, aponta.

 

Um dos participantes da oficina foi Manoel de Souza, acadêmico do curso de Administração da Porto FGV. Ele acredita que a classe acadêmica deve trabalhar a metodologia sempre por ser importante mesmo depois da graduação. “A faculdade é uma iniciação para a produção de material científico. Quem participou com certeza vai chegar ao TCC mais tranquilo”, garante.

 

Já no auditório do Centro de Educação Executiva da Porto FGV, aconteceu a palestra “Transtorno do espectro do autista – O trabalho em sala de aula”, com a psicopedagoga Silvia Regina Thomaz. Segundo Silvia, o autismo é um tema que está sendo discutido em nível mundial por ser cada vez mais necessário capacitar os profissionais que atendem pessoas autistas. “Às vezes o autista tem um comportamento que o professor não entende, e esse profissional precisa estar preparado para atender essas pessoas. Os autistas têm direito à inclusão, à educação”, ressalta.

 

A acadêmica do curso de Pedagogia Socorro Rodrigues participou da oficina e afirma que percebe na prática a importância do debate sobre o ensino de autistas. “Eu trabalho com uma criança com autismo no estágio e conheço um pouco mais sobre ela todos os dias. É preciso ter um preparo para isso”, conta.

 

Também foram realizadas as oficinas “Gestão de carreira na era do conhecimento”, “Indicadores: A prática reflexiva do professor”, “Codificar é para todos”, “Segurança de redes na camada”, “Introdução à programação mobile com Android”, “Domine a arte de entregar softwares de qualidade com testes automatizados”, “Currículo e diversidade: Um olhar sobre a prática pedagógica”, “Mineração de dados empresariais”, “O desafio da banca de TCC: Dicas que não podem faltar na sua apresentação”, todas oferecidas de forma gratuita.

 

Encerramento

A programação da Semana Acadêmica da Faculdade Porto FGV continua com a Mostra Gastronômica Sabores da Amazônia, nesta quarta-feira (11). Durante a Mostra serão comercializados pelos acadêmicos da Porto diversos pratos com ingredientes regionais, além de ocorrer uma competição culinária que irá eleger o melhor prato com o tema “peixe”. O evento é aberto ao público e acontecerá na Faculdade Porto FGV, situada na Rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Mais informações no site www.faculdadeporto.com.br, pelo telefone (69) 3211-6039 e [email protected]

 

Assessoria de Comunicação

Comentários

comentários