Iniciado no dia 30 de maio, o Sonora Brasil encerra a edição 2017, nesta sexta-feira (02). O projeto trará no último dia de apresentações o grupo ‘Coco de Tebei’, em show cultural, às 20h, no Teatro 1 do Sesc Esplanada em Porto Velho, com entrada gratuita.

O grupo composto por agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Agua do Bruno, na cidade Tacaratu, Pernambuco, pratica a expressão cultura denominada ‘coco’. Tebei é o nome dado ao coco cantado e dançado com a intenção de remeter ao trabalho de aplanar o chão de barro. O Coco de Tebei executa três gêneros musicais: o coco, a valsa e o rojão-de-roça, o primeiro tem a função de pisar a terra e o segundo alisar a superfície, o último, rojão-de-roça é um canto de trabalho que obedece a uma estrutura de pergunta e resposta.

A apresentação do dia 02, contará com base rítmica marcada pela pisada dos dançadores. Não contendo instrumentos, o som é produzindo somente pelo barulho da dança e o canto, remetendo à rituais indígenas, caracterizados basicamente pelo contraste entre as vozes femininas e o som seco da pisada no chão.

Comentários

comentários