PREVISÃO PARA A SEMANA

  Esta semana será quente e abafada, com chuvas diárias, no Acre, Rondônia, Amazonas, parte de Mato Grosso, Bolívia (planícies) e Peru (região de selva). Na quarta-feira, chega ao Acre, uma frente fria fraca, provocando chuvas intensas, temporais e leve queda da temperatura. Tempo quente e seco, com pequena probabilidade de chuvas, vai predominar em Goiás, Distrito Federal e boa parte de Mato Grosso. Leia a previsão completa para esta semana na nossa publicação de ontem.

 

FASES DA LUA

Atual: cheia (diminuindo).

Próximas (horário de Rio Branco):

  • quarto-minguante, no dia 21 de outubro, às 7h39min;
  • nova, no dia 27 de outubro, às 22h38min;
  • quarto-crescente, no dia 4 de novembro, às 5h23min;
  • cheia, no dia 12 de novembro, às 8h34min;
  • quarto-minguante, no dia 19 de novembro, às 16h11min;
  • nova, no dia 26 de novembro, às 10h5min;
  • quarto-crescente, no dia 4 de dezembro, à 1h58min;
  • cheia, no dia 12 de dezembro, à 0h12min;
  • quarto-minguante, no dia 18 de dezembro, às 23h57min;
  • nova, no dia 26 de dezembro, às 8h13min.

PLANETAS VISÍVEIS:
  • Júpiter, é um ponto muito brilhante no céu noturno, sendo que, ao anoitecer, está posicionado quase na vertical, um pouco a oeste;
  • Saturno, devido ao movimento da Terra, desloca-se atrás e próximo de Júpiter, com brilho fraco, sendo que, ao anoitecer, está posicionado quase na vertical;
  • Vênus, pouco acima do horizonte oeste, logo após o pôr do Sol, com brilho intenso;
  • Mercúrio, logo acima de Vênus, um pouco à esquerda, após o pôr do Sol, com brilho muito fraco.

ESTAÇÕES DO ANO

Atual: primavera (começou no dia 23 de setembro).

Próximas (horário de Rio Branco):
– verão, a partir do dia 21 de dezembro de 2019, às 23h19min.


SOL
  • Rio Branco: Nasce às 5h7min e se põe às 17h26min.
  • Cruzeiro do Sul (Acre): Nasce às 5h28min e se põe às 17h44min.
  • Porto Velho: Nasce às 5h52min e se põe às 18h10min.
  • Manaus: Nasce às 5h40min e se põe às 17h51min.
  • Brasília: Nasce às 5h43min e se põe às 18h10min.

ALERTAS

ALERTA NÍVEL MÉDIO
Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso (exceto o leste), Bolívia (centro, noroeste, norte e nordeste) e Peru (região de selva): Probabilidade média de ocorrência de chuvas fortes, com raios, ventanias e queda pontual de granizo. Em alguns pontos, poderão ocorrer transtornos à população, como queda de galhos e árvores, destelhamento de edificações e rápida inundação de ruas, além do perigo potencial dos raios.

ALERTA NÍVEL BAIXO

Goiás (sul e sudoeste) e Mato Grosso (leste): Pequena possibilidade de temporais isolados.

CONDIÇÕES GERAIS NO MOMENTO
1. A incursão de pulsos úmidos do Atlântico e o calor deixam o tempo abafado, com chuvas passageiras, que podem ser fortes e acompanhadas de raios, ventanias e queda pontual de granizo, em algumas áreas, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso (exceto o leste), Bolívia (planícies) e Peru (região de selva).
2. Em Goiás, no Distrito Federal e no leste de Mato Grosso, uma massa de ar seco e o calor predominam, com ventos de leste e fortes rajadas, mas podem ocorrer chuvas rápidas e pontuais em algumas áreas, principalmente no sudoeste goiano e no leste mato-grossense.
3. Alta umidade do ar e chuvas passageiras, que podem ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias em alguns pontos, predominam no Amazonas e no Peru (norte da região de selva), devido à penetração de pulsos úmidos do Atlântico.
4. Nos Andes bolivianos e peruanos, a temperatura começa a aumentar lentamente, devido à chegada da primavera. Em Lima e no centro e sul do litoral do Peru, o sol aparece por entre muitas nuvens, com temperatura amena.

PRÓXIMOS DIAS

1. Tempo quente e abafado, com chuvas passageiras, que podem ser fortes e acompanhadas de raios, ventanias e queda pontual de granizo, vai predominar, pelo menos até quarta-feira (16/10/2019), no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso (exceto o leste), na Bolívia (planícies) e no Peru (região de selva). No Acre, no sul e oeste de Rondônia, na região do Pantanal de Mato Grosso, nas planícies da Bolívia e no sul da região de selva do Peru, uma fraca frente fria chega, entre terça-feira e quarta-feira, provocando leve declínio da temperatura diurna.
2. Tempo, em geral, bom, seco e quente vai predominar, pelo menos até quarta-feira (16/10/2019), em Goiás e no Distrito Federal, mas podem ocorrer chuvas rápidas e pontuais em algumas áreas.
3. Amazonas e Peru (norte da região de selva): Calor abafado e chuvas pontuais e passageiras, que podem ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias, vão predominar até, pelo menos, a próxima quarta-feira (16/10/2019).

Em Rondônia, tempo quente e abafado, com chuvas passageiras e pontuais. Média probabilidade de ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo, em qualquer município.
A umidade ar mínima, durante a tarde, oscila, entre 40 e 60%, no sul e no oeste rondoniense, e, entre 45 e 65%, nas demais áreas.
Os ventos sopram, entre fracos e calmos, da direção norte e variações de nordeste e de noroeste.
Temperaturas:
– Porto Velho, mínima, entre 22 e 24ºC, e máxima, entre 32 e 34ºC;
– Ariquemes, mínima, entre 22 e 24ºC, e máxima, entre 32 e 34ºC;
– Vilhena, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 31 e 33ºC;
– Costa Marques e Guajará-Mirim, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 33 e 35ºC;
– Cacoal, Ji-Paraná e Jaru, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 33 e 35ºC.

DAVID FRIALE

Comentários

comentários